
Psicologia Clínica
Bia Muniz
Psicoterapia | Psicologia Pré e Perinatal


Aprofundando o vínculo entre os pais e o bebê na barriga
Aqui estão algumas sugestões que podem contribuir para aprofundar o vínculo entre a mãe, o pai e o bebê na barriga. Não são obrigações que devem ser seguidas e nem mesmo um passo a passo rígido para garantir algum sucesso, mas sim dicas que podem ser adaptadas à realidade, aos desejos e disponibilidade de cada um. Essas dicas simples podem fazer uma grande diferença na qualidade da relação com seu bebê:
- Você pode ler para o seu bebê: escolha um livro que inspire bons pensamentos, uma leitura prazerosa e compartilhe com o bebê.
- Usando sua imaginação, pense, sinta, visualize situações positivas sobre sua atitude como mãe e seu relacionamento com seu bebê; como gostaria que ele(a) fosse – imagine as qualidades e virtudes que deseja para ele(a)- converse sobre isso com o pai ou outra pessoa com quem compartilha sua experiência.
- Seguindo a sugestão anterior, fale sobre seu bebê, esse pequeno ato permite materializar o reconhecimento de sua existência e presença na sua vida.
- Você pode escrever cartas para seu bebê, um diário, uma conversa, suas expectativas e sentimentos em relação a ele(a), à maternidade, etc.
- Cante para o bebê músicas que goste, que te alegram.
- Viva mais momentos prazerosos, pequenos prazeres produzem grandes benefícios. Compartilhe momentos como estes com o pai, fortalecendo a relação entre os três.
- Toque sua barriga e incentive o toque do pai enquanto conversam com ou sobre seu bebê.
Abuse de sua criatividade! Crie outras formas de contato mais profundo com seu bebê dentro da barriga e divirta-se! Se assim desejar, compartilhe conosco!